//

O DOMINIO PRÓPRIO



Quando  eu tenho domínio próprio?
Quando eu consigo controlar minhas emoções, minhas atitudes e também quando eu consigo evitar excessos.A Bíblia diz que um homem que não sabe controlar sua emoções e vontades fica tão incapaz de se defender, como um país sem exercito.
É o domínio próprio que faz com que eu frei os meus atos, as minhas atitudes mas o domínio próprio não é apenas em atitudes, emoções mais também no meu corpo, na comida porque a glutonária é também falta de domínio próprio, que  é um fruto do Espírito Santo e se não temos uma vida de busca de comunhão com certeza não conseguiremos exercer no nosso dia dia essa característica que é Senhor.
Devemos buscar o domínio próprio constantemente, ele deve ser alvo de atenção em nossas vidas porque diariamente nós travamos guerra entre a carne e o espírito, e vivemos situações dificeis na nossa casa, trabalho...e o domínio próprio nos faz controlar nossas ações.
Como já foi dito o domínio próprio é uma característica do Espírito Santo e eu preciso me encher Dele, precisamos nos encher da palvra e assim nos encheremos do Espírito Santo e sseus frutos farão parte de nós.
No corpo eu exerço o domínio próprio quando ando em santidade, me afasto do pecado, de coisas que minha natureza pecaminosa queira me levar a fazer.
No pensamento exerço o domínio próprio quando eu mantenho minha mente sã, longe de pensamentos que não agradam a Deus e me levam a perder a santidade.
Nas emoções exerço o domínio próprio quando eu consigo controlar o meu temperamento, a ira, a raiva, a gritaria, o muito falar, o aborrecimento, isso trás uma série de conflitos pra nossa alma.
Quando temos o domínio próprio guardamos o nosso corpo, os pensamentos e emoções, quando buscamos e nos enchemos da palavra construímos muralhas contra os desejos da carne.
Quando eu me submeto a Deus...o Espírito Santo começa a produzir seu frutos em minha vida, é impossível alguém ter o  Espírito Santo e ter apenas um fruto, como posso dizer que tenho paz e no entanto não tenho alegria, como posso ser manso e não ter amor , quando buscamos e nos enchemos do Senhor os seu frutos são visíveis eles fluem de nós.
Precisamos nos submeter a Deus, a sua vontade, nos encher com sua palavra para que o Espírito Santo dirija as nossas vidas.